A DUREZA DO OURO

O ouro puro é um dos metais mais pesados do mundo. Um pequeno cubo com 1cm3 pesa 19,3g, enquanto 1 cubo de prata também com 1cm3 pesa 10,49g e o cobre com a mesma dimensão pesa 8,96g. Ser pesado não significa ser duro

alt_text


Que metais são mais duros que o ouro?
A densidade do ouro é apenas ultrapassada por alguns metais como o ósmio (22,59 g/cm³), o irídio (22,56 g/cm³) e a platina (21,45 g/cm³).

Por vezes pensamos no chumbo como sendo um metal muito pesado, mas ele pesa 11,34 g/cm³ comparando com as 19,3g/cm3 do ouro.

O ouro é um metal pouco duro e para poder ser usado pelos humanos sem que se risque com tanta facilidade, é-lhe adicionada uma mistura de outros metais quando é preparado para fazer peças de ourivesaria ou de joalharia. A essa mistura dá-se o nome de “liga” e na maior parte dos casos é composta por prata e cobre puros.

O grau de dureza dos materiais é medido pela Escala de Mohs e vai de 1 a 10. O material mais mole da escala é o Talco, com a dureza 1 e o mais duro de todos os materiais é o Diamante, com a dureza 10.

Dureza Mohs de alguns metais:

Ouro: 2,5 | Paládio: 5,0 | Platina: 5,5 | Ródio: 8,5 | Prata: 2,5 | Cobre: 3,0. Como pode observar, o ouro puro é mole (pouco duro) em relação a outros metais. O ouro misturado com a prata e com o cobre, ganha mais dureza, embora continue riscável e com bastante fragilidade comparado com outros metais menos conhecidos como é o caso do ósmio (9,0 Mohns), Iridio (9,0 Mohns), Ruténio (8,5 Mohns), que também não são aconselháveis para jóias devido à sua dureza extrema, fragilidade (quebram facilmente), aparência de cor e a outros factores.

Os metais mais usados em jóias são:
• Ouro: O metal precioso mais popular para jóias, conhecido por sua beleza, maleabilidade e durabilidade.
• Platina: Metal branco prateado, durável e hipoalergénico, popular para anéis de noivado e outras jóias.
• Prata: Metal branco versátil e barato.
• Paládio: Metal branco prateado similar à platina, mas mais barato, usado para fazer um banho de cobertura em peças de ourivesaria, sobretudo em peças de ouro branco.

O ouro  tem que ser preparado para poder ser usado de uma forma normal como adorno. Antes da fabricação é fundido e misturado com outros metais menos nobres: em geral é uma mistura de prata e de cobre a que se dá o nome de liga e que serve para  o endurecer um pouco e para lhe dar a cor ou a tonalidade desejada.

Depois de ligado, o ouro ganha um pouco mais de dureza. Ligado quer dizer misturado com outros metais, em quantidades reduzidas.
Seguem alguns exemplos da dureza do ouro já ligado e dele puro:
Ouro 24k (puro): 2,5 Mohs (o mais mole e macio) - Ouro puro
Ouro 19,2k (80% ouro): 2,65 Mohs (aproximadamente)  - 19,2 partes de ouro e 4,75 partes de outros metai . 
Ouro 18k (75% ouro): 2,7 - 2,8 Mohs (ligeiramente mais duro que 19,2k) - 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais.
Ouro 14k (58,5% ouro): 3,0 - 3,5 Mohs (mais duro que 18k e 19,2k)  - 14 partes de ouro e 10 partes de outros metais. 
Ouro 9k (37,5% ouro): 3,5 - 4,0 Mohs (o mais duro entre os mencionados) - 9 partes de ouro e 15 de outros metais.

► Em alianças de casamento o ouro que a Switzer recomenda em primeiro lugar é o 19,2k (o chamado português). Ele é praticamente da mesma dureza do ouro 18k e em realidade tem mais 1,2k de ouro.
► No caso do ouro 14k ganha-se um pouco na dureza e perde-se também um pouco na cor do ouro, pois a tonalidade já se nota com ligeiro desmaio em relação ao ouro 19,2k ou ao 18k, mas tendo  como vantagem o preço um pouco inferior e a dureza um pouco superior.
► Quanto ao ouro 9k, ele é desaconselhado pela marca Switzer, pois tem o inconveniente de ser duro demais, ser descolorado quando não há a adição de banhos, tem uma quantidade de ouro muito reduzida, tem quantidade elevada de metais que oxidam e só tem a ventagem de ser o mais barato. Com o ouro 9k há outros inconvenientes que poderão surgir se necessitar de aumentar ou reduzir uma aliança, pois a dureza torna a peça difícil de ser retrabalhada.