Uma aliança de casamento, ou um anel de noivado, pode ter o seu início a partir de uma tira de ouro num dos formatos: redondo, quadrado, rectangular, meia-cana ou directamente no formato amendoado.
Imagine que teria de descrever a alguém como é uma aliança sem a poder mostrar. Seria necessário falar de todas as suas características e não bastaria dizer que é, por exemplo, "uma aliança com 2mm em ouro amarelo". Uma aliança tem largura, mas entre outras características também tem espessura, perímetro (comprimento) e formato. Uma aliança é a forma como o seu aro é feito e as alterações artísticas ou destinadas ao conforto que lhe são incutidas. O aro de uma aliança ou anel pode ser redondo, quadrado, rectangular, meia-cana ou amendoado. Dizemos que uma aliança é amendoada quando o seu aro é em forma de amêndoa, que ela á rectangular quando o seu aro é rectangular e assim por diante. Para entender o que são alianças redondas, alianças rectangulares, alianças quadradas, alianças meia-cana ou alianças amendoadas, vamos fazer uma análise a cada um destes formatos. Suponha que, usando uma serra, corta o aro de uma aliança e depois de frente o corte. Veja nas imagens seguintes os possíveis resultados dos cortes. Quando analisar um dos cortes que mostramos entenda que no produto final os resultados são melhorados e modificados com arestas suavizadas, possíveis esquinas boleadas, efeitos artísticos, etc. O importante é compreender que tudo nasce de um aro redondo, quadrado, rectangular ou meia-cana ou amendoado.
As alianças redondas em geral são as fininhas porque se o aro for grosso causará incomodo no uso. Uma aliança redonda tem o seu charme e em geral é um estilo tradicional, bastante simples. Aros redondos são também muito usados para anéis de noivado.
As alianças redondas em geral são as fininhas porque se o aro for grosso causará incomodo no uso. Uma aliança redonda tem o seu charme e em geral é um estilo tradicional, bastante simples. Aros redondos são também muito usados para anéis de noivado.
Os aros rectangulares são muito usados nas alianças modernas e existe uma infinidade de possibilidades de criação de peças.
O aro meia-cana é 50% de um aro redondo. Uma parte é lisa e plana e a outra é ovalada. Em geral a parte plana fica encostada ao dedo, no interior da aliança. Para produzir alianças mais económicas podemos reduzir a altura para 40%, 30% ou até menos. As arestas tem que ser boleadas para que a aliança fique mais confortável.
Também é possível fazer alianças com a meia-cana invertida, em que a parte redonda fica virada para o interior e a plana para o exterior. Neste caro a aliança torna-se mais confortável e perde um pouco o ar tradicional.
Uma aliança amendoada é o expoente do conforto em alianças de casamento. Uma aliança amendoada é comparável a uma aliança meia-cana com uma segunda aliança menos espessa no interior, criando um ovalado que permite esquinas mais boleadas e um conforto extremo, no entanto ela fica mais pesada que uma aliança meia-cana e naturalmente mais cara devido ao maior peso.